
A “mente Pilates” é o estado mental que você atinge durante um treino de Pilates. Pense nisso de forma semelhante ao estado mental que uma pessoa deve ter durante a prática de yoga. Não se parece exatamente com a euforia do corredor, mas a “mente Pilates” é mais um estado de consciência tranquilo e renovado.
Experimentação da serenidade e a sensação da mente Pilates
Todos que praticam os exercícios experimentam a mente Pilates? Sem dúvida, não. Assim como algumas pessoas podem correr 8 quilômetros sem sentir aquela sensação de euforia que pode advir de exercícios aeróbicos prolongados, e algumas pessoas nunca conseguem se conectar com os aspectos meditativos da ioga, nem todos experimentarão a serenidade e a sensação de bem-estar que o Pilates pode proporcionar.
Talvez isso signifique que Pilates simplesmente não seja o exercício ideal para eles. Ou talvez signifique apenas que não estão abordando os exercícios da maneira correta. Porque Pilates é um exercício ideal que pode beneficiar qualquer pessoa que o experimente.
Pilates é provavelmente o exercício mais suave e menos extenuante que existe
Para vivenciar plenamente o Pilates com a mente e o corpo em sintonia, é necessário abordar o aparelho Reformer (ou as faixas de resistência, ou simplesmente os movimentos, caso não esteja utilizando acessórios) com uma determinada atitude.
Ao contrário de um fisiculturista que encara a máquina de musculação e começa a puxar e levantar peso, grunhindo e gemendo durante toda a série, deixe a calma tomar conta de você. O Pilates é provavelmente o exercício mais suave e menos extenuante que existe, com poucas repetições necessárias para obter os benefícios, então você não enfrentará uma sessão agonizante.
Pilates é um exercício respiratório, mantenha uma respiração constante e uniforme
Procure desenvolver uma mentalidade voltada para o Pilates, inspirando e expirando profundamente antes de começar e mantendo uma respiração constante e uniforme durante todo o treino. Assim como na ioga, os exercícios serão mais eficazes se você respirar corretamente.
Ao realizar cada movimento, concentre-se em fazê-lo lenta e uniformemente. Sinta seus músculos relaxarem e contraírem enquanto você executa os movimentos de Pilates. Além de ser de baixo impacto, a consciência do que você está fazendo é uma das principais diferenças entre Pilates e yoga, e muitos outros exercícios.
Ao contrário da aeróbica ou de outros tipos de exercícios de alto impacto, onde a rapidez é fundamental para queimar gordura e calorias e fortalecer os músculos, no Pilates você precisa se concentrar em cada movimento lento e controlado. Se seus movimentos forem rápidos e erráticos, você os está executando incorretamente. E se os executar incorretamente, não obterá todos os benefícios.
Use a imaginação para desenvolver uma mente Pilates
Desenvolva uma mentalidade Pilates imaginando que você consegue sentir seus músculos alongando e contraindo. A cada movimento, você pode sentir-se ficando mais forte à medida que seus músculos se fortalecem e se tornam mais eficientes. Quanto mais você se concentrar em como se move e com qual intensidade, mais desenvolverá uma atitude de consciência corporal.
Se você fizer isso, seus treinos de Pilates farão mais do que tonificar o corpo e fortalecer os músculos do abdômen. Em breve, você começará a ansiar pelas aulas de Pilates, pois se sentirá mais forte após cada sessão, e não apenas fisicamente. Assim que aprender a usar a mente no Pilates, você também se sentirá mentalmente revigorado e relaxado após cada treino.
Gostou? Então vamos nessa, mantenha a constância e o ritmo e compartilhe com as pessoas que você ama.
